Cerimônia de Dispensados do Serviço Militar

Dispensados do Serviço Militar participam de Cerimônia de Juramento à Bandeira e Entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) em Angelina.

Na manhã desta sexta-feira, 10/11/2017, cerca de 30 jovens, nascidos em 1999, marcaram presença na Solenidade cívico militar de Juramento à Bandeira e da entrega do CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, evento realizado na Câmara de Vereadores de Angelina. O prefeito Gilberto Orlando Dorigon, presidente da 003ª Junta de Serviço Militar de Angelina, participou da cerimônia, que teve a coordenação do Delegado de Serviço Militar do PRM- 05/003, 1º Tenente Cleder Joselito Winkler da Silva. Em seu discurso o prefeito falou da importância do civismo.

Além do prefeito, estiveram presentes, Írio Schmitt presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Angelina, Maria Aparecida Zimmermann secretária da Câmara de Vereadores e funcionários da Câmara, Adinei Boaventura Secretário Municipal de Administração e Finanças, José Alberto Werner Secretário municipal de Agricultura, Ricardo Dal’Bó Responsável pela Delegacia de Angelina, 1º Tenente Winkler  Delegado de serviço militar, Sub Tenente Fabiani, Eliel Sabina (Porta Bandeira – aluno da EEB Nossa Senhora), Joana Kissy secretária da 002ª Junta de Serviço Militar de Águas Mornas, Taís Ferraz Duarte (atual secretária da 003º JSM de Angelina) e Dária Koerich da Cruz (ex secretária da 003ª JSM de Angelina), que durante o evento foi homenageada pelo prefeito por ter prestado 28 anos de serviço na Junta Militar de Angelina.

Conforme informação da secretária da 003ª Junta Militar, Taís Duarte, 32 jovens foram alistados e dispensados do serviço militar. O Juramento é uma solenidade prevista no artigo 217, do Regulamento da Lei do Serviço Militar, na qual o cidadão dispensado da prestação de serviço militar assume, frente ao símbolo máximo da Pátria, o compromisso de se apresentar imediatamente em caso de uma convocação de emergência pelo Exército Brasileiro.

Foi enfatizado pelo 1º Tenente Winkler, que o certificado de dispensa é necessário em várias etapas da vida dos rapazes “Sem o CDI não pode participar de concursos públicos, provas de vestibular, nem requerer passaporte”, explicou. O certificado é um documento que comprova que o cidadão se alistou em alguma força armada, porém foi dispensado. O certificado é um documento que comprova que o cidadão se alistou em alguma força armada, porém foi dispensado.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS AQUI